Ichu: Nutricionista orienta diabéticos a preparar farinha e biomassa apropriada para a doença

Como acontece a cada quinze dias, várias pessoas portadoras do Diabetes que são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, voltaram a se encontrar ontem, 30, com o objetivo de receberem orientações nutricionais.

Momento de acolhimento também faz parte do encontro

A Nutricionista Calila Santiago interagiu com grupo em um momento de acolhimento e troca de afagos que ajuda no convívio e reforça a esperança, melhorando a autoestima de todos.

Calila Santiagou ensinou e preparou junto com eles a biomassa de banana e farinha que é apropiada para este público.

Nutricionista ensina como preparar a biomassa de banana e farinha

Para que serve a biomassa

A biomassa de banana verde contribui para a saúde do intestino, além de exercer outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo na prevenção e manutenção do diabetes. O consumo desse amido resistente também atua na redução do colesterol. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.

Veja como preparar a biomassa:

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
2. Processe até obter uma pasta bem espessa;
3. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

Abaixo segue um exemplo de uma receita saudável em que a biomassa pode ser adicionada:

Suco funcional:
– Suco de 1 laranja
– 1 folha de couve
– 100 ml de suco de uva
– 1 colher de sopa de linhaça
– 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

Por: André Luiz com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde.

This entry was posted in Ichu, Saúde and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Ichu: Nutricionista orienta diabéticos a preparar farinha e biomassa apropriada para a doença

  1. Wellington says:

    E quanto a essa nota???

    Não é para todos

    Apesar das vantagens da fruta, alguns grupos devem ingeri-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. “A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina”, alerta o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva, professor de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Ortomolecular (Sobramo). Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio. Só que esses depósitos possuem capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos graxos e triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura. Quem sofre de insuficiência renal também precisa evitar o alimento, devido à grande quantidade de potássio existente nele e que, em excesso, é muito perigoso a esses pacientes.

  2. Elisane Aparecida says:

    Elisane Aparecida
    tenho depressão e gostaria de saber se a biomassa de banana pode me ajudar,qual banana usar.

  3. gostaria de saber, se é bom para quem é diabético, e tenho depressão e estou acima do peso, qual a banana é usada, a prata ou d’água? aguardo resposta.

  4. boa dia tenho,depressão e estou acima do meu peso, gostaria de saber se a biomassa da banana verde, vai me ajudar, e também gostaria de saber, qual é a banana se é prata ou d’água, obrigado aguardo retorno e tenha um bom dia.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>